Áudio Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

como evitar o efeito "comb filter" na hora de gravar OVER de batera com 2 mics?

Ir para baixo

26032008

Mensagem 

como evitar o efeito "comb filter" na hora de gravar OVER de batera com 2 mics? Empty como evitar o efeito "comb filter" na hora de gravar OVER de batera com 2 mics?




e vc sabe o que é comb filter?

http://en.wikipedia.org/wiki/Comb_filter
Uuk
Uuk
Admin

Número de Mensagens : 1433
uma verdade: : a que está la fora
uma música boa: : the look
uma música ruim: : créu
- : como evitar o efeito "comb filter" na hora de gravar OVER de batera com 2 mics? Transp10

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit

como evitar o efeito "comb filter" na hora de gravar OVER de batera com 2 mics? :: Comentários

avatar

Mensagem Seg Mar 31, 2008 1:06 am por testuser

puxa, demais

tipo um pente então

saquei

Ir para o topo Ir para baixo

avatar

Mensagem Qui Jul 31, 2008 6:08 am por fafdias

afro

Ir para o topo Ir para baixo

backar

Mensagem Qua Dez 03, 2008 7:27 pm por backar

bom. existem várias técnicas para microfonar.

existe a de par coincidente XY aonde são utilizados dois microfones idênticos cardióides condensadores. em um angulo variando entre 90 à 135 graus com a capsula paralela uma sobre a outra. isso evita cancelamento de fase

A Blumlein que utiliza dois microfones figura 8 é chamada também de Par quase coincidente aonde eles ficam num angulo fixo de 110 graus com uma distancia de 17cm neste caso o que fica paralelo não é a capsula do microfone e sim a parte de traz com a capsula apontando uma para cada lado. lembrando tambem que os dois microfones tem que ser identicos.
esse tipo microfonação é interessante pois por se tratar de um figura 8 alem de ser captado o som diréto é possivel captar as reflexões da sala

O par não coincidente ou AB
na qual é utilizado qualquer microfone. qualquer figura de captação e qualquer distancia.

e o par espaçado ou ORTF ou 3X1 ou AB com regra

são dois microfones identicos. numa distancia de 3x a distancia da fonte ao microfone.

existem tambem as captações com 3 microfones ou mais
mas acho que a solução mais simples é inverter a fase de um dos microfones com isso não haverá cancelamento.

O importante é confiar no ouvido.

Ir para o topo Ir para baixo

avatar

Mensagem Sex Abr 01, 2011 1:42 am por Fernando neves Chin

e como inverte a fase do microfone?

Ir para o topo Ir para baixo

backar

Mensagem Sex Abr 01, 2011 1:20 pm por backar

Fernando neves Chin escreveu: e como inverte a fase do microfone?


Bom Existem algumas soluções pra isso alguns pres tem essa opção geralmente um botão parecido com isso [ ø ], outro modo seria na sua DAW existem inumeros plugins que contem o botão de fase, e o modo direto na fonte que seria usar um cabo com a polaridade invertida que seria inverter os pinos 2 e 3 de uma das pontas do cabo

Ir para o topo Ir para baixo

avatar

Mensagem Sex Abr 01, 2011 1:40 pm por Fernando neves Chin

hummm sauquei, muito bom, valeu.

e com isso feito evita-se o cancelamento independente da posição dos mics?
por exemplo se eu tiver um cabo de polariada normao na caixa e um de polaridade invertida na esteira nao cancela?

Ir para o topo Ir para baixo

Uuk

Mensagem Sáb Abr 02, 2011 1:24 pm por Uuk

e aí galera

Fernando, acho que o melhor a fazer é sempre dar uma olhada nos PEAKS de cada pista gravada e ver se estão em direções opostas (cancelando) ou não

exemplo:

mic 1: V---V---V----V
mic 2: A---A---A----A

estão cancelando! precisaria inverter um dos dois! (provavelmente o mic 1)

caso estivessem assim:

mic 1: V---V---V----V
mic 2: V---V---V----V

ou assim

mic 1: A---A---A----A
mic 2: A---A---A----A

não precisaria inverter, os 2 estão apontando para mesma direção, não há cancelamento, sacou?

ou você poderia inverter as 2 juntas, dependendo de como encaixasse melhor na sua track

Ir para o topo Ir para baixo

avatar

Mensagem Sáb Abr 02, 2011 5:56 pm por Fernando neves Chin

Sim entendo, eu normalmente faço isso inverto depois de gravado, mas como uso 6 mics na batera fica caba um pra um lado, e no mic do over fica a caixa cancelando e o bumboe tons certos, ai se eu inverter a fase a caixa ficara normal mas todo o resto cancelara, oque me faltaria pelo jeito eh uma sala acusticamente ideal me pareçe.

valeu pela ajuda bro.

abrasss
soundcloud.com/chinbatera

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem  por Conteúdo patrocinado

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos