como evitar o efeito "comb filter" na hora de gravar OVER de batera com 2 mics?
Página 1 de 1
26032008
como evitar o efeito "comb filter" na hora de gravar OVER de batera com 2 mics?
e vc sabe o que é comb filter?
http://en.wikipedia.org/wiki/Comb_filter
http://en.wikipedia.org/wiki/Comb_filter
Uuk- Admin
- Número de Mensagens : 1433
uma verdade: : a que está la fora
uma música boa: : the look
uma música ruim: : créu
- :
como evitar o efeito "comb filter" na hora de gravar OVER de batera com 2 mics? :: Comentários
puxa, demais
tipo um pente então
saquei
tipo um pente então
saquei
bom. existem várias técnicas para microfonar.
existe a de par coincidente XY aonde são utilizados dois microfones idênticos cardióides condensadores. em um angulo variando entre 90 à 135 graus com a capsula paralela uma sobre a outra. isso evita cancelamento de fase
A Blumlein que utiliza dois microfones figura 8 é chamada também de Par quase coincidente aonde eles ficam num angulo fixo de 110 graus com uma distancia de 17cm neste caso o que fica paralelo não é a capsula do microfone e sim a parte de traz com a capsula apontando uma para cada lado. lembrando tambem que os dois microfones tem que ser identicos.
esse tipo microfonação é interessante pois por se tratar de um figura 8 alem de ser captado o som diréto é possivel captar as reflexões da sala
O par não coincidente ou AB
na qual é utilizado qualquer microfone. qualquer figura de captação e qualquer distancia.
e o par espaçado ou ORTF ou 3X1 ou AB com regra
são dois microfones identicos. numa distancia de 3x a distancia da fonte ao microfone.
existem tambem as captações com 3 microfones ou mais
mas acho que a solução mais simples é inverter a fase de um dos microfones com isso não haverá cancelamento.
O importante é confiar no ouvido.
existe a de par coincidente XY aonde são utilizados dois microfones idênticos cardióides condensadores. em um angulo variando entre 90 à 135 graus com a capsula paralela uma sobre a outra. isso evita cancelamento de fase
A Blumlein que utiliza dois microfones figura 8 é chamada também de Par quase coincidente aonde eles ficam num angulo fixo de 110 graus com uma distancia de 17cm neste caso o que fica paralelo não é a capsula do microfone e sim a parte de traz com a capsula apontando uma para cada lado. lembrando tambem que os dois microfones tem que ser identicos.
esse tipo microfonação é interessante pois por se tratar de um figura 8 alem de ser captado o som diréto é possivel captar as reflexões da sala
O par não coincidente ou AB
na qual é utilizado qualquer microfone. qualquer figura de captação e qualquer distancia.
e o par espaçado ou ORTF ou 3X1 ou AB com regra
são dois microfones identicos. numa distancia de 3x a distancia da fonte ao microfone.
existem tambem as captações com 3 microfones ou mais
mas acho que a solução mais simples é inverter a fase de um dos microfones com isso não haverá cancelamento.
O importante é confiar no ouvido.
e como inverte a fase do microfone?
Fernando neves Chin escreveu: e como inverte a fase do microfone?
Bom Existem algumas soluções pra isso alguns pres tem essa opção geralmente um botão parecido com isso [ ø ], outro modo seria na sua DAW existem inumeros plugins que contem o botão de fase, e o modo direto na fonte que seria usar um cabo com a polaridade invertida que seria inverter os pinos 2 e 3 de uma das pontas do cabo
hummm sauquei, muito bom, valeu.
e com isso feito evita-se o cancelamento independente da posição dos mics?
por exemplo se eu tiver um cabo de polariada normao na caixa e um de polaridade invertida na esteira nao cancela?
e com isso feito evita-se o cancelamento independente da posição dos mics?
por exemplo se eu tiver um cabo de polariada normao na caixa e um de polaridade invertida na esteira nao cancela?
e aí galera
Fernando, acho que o melhor a fazer é sempre dar uma olhada nos PEAKS de cada pista gravada e ver se estão em direções opostas (cancelando) ou não
exemplo:
mic 1: V---V---V----V
mic 2: A---A---A----A
estão cancelando! precisaria inverter um dos dois! (provavelmente o mic 1)
caso estivessem assim:
mic 1: V---V---V----V
mic 2: V---V---V----V
ou assim
mic 1: A---A---A----A
mic 2: A---A---A----A
não precisaria inverter, os 2 estão apontando para mesma direção, não há cancelamento, sacou?
ou você poderia inverter as 2 juntas, dependendo de como encaixasse melhor na sua track
Fernando, acho que o melhor a fazer é sempre dar uma olhada nos PEAKS de cada pista gravada e ver se estão em direções opostas (cancelando) ou não
exemplo:
mic 1: V---V---V----V
mic 2: A---A---A----A
estão cancelando! precisaria inverter um dos dois! (provavelmente o mic 1)
caso estivessem assim:
mic 1: V---V---V----V
mic 2: V---V---V----V
ou assim
mic 1: A---A---A----A
mic 2: A---A---A----A
não precisaria inverter, os 2 estão apontando para mesma direção, não há cancelamento, sacou?
ou você poderia inverter as 2 juntas, dependendo de como encaixasse melhor na sua track
Sim entendo, eu normalmente faço isso inverto depois de gravado, mas como uso 6 mics na batera fica caba um pra um lado, e no mic do over fica a caixa cancelando e o bumboe tons certos, ai se eu inverter a fase a caixa ficara normal mas todo o resto cancelara, oque me faltaria pelo jeito eh uma sala acusticamente ideal me pareçe.
valeu pela ajuda bro.
abrasss
soundcloud.com/chinbatera
valeu pela ajuda bro.
abrasss
soundcloud.com/chinbatera
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Seg Dez 26, 2016 5:27 pm por gravaçãosemmimimi
» Programa para VST's ao vivo
Dom Dez 25, 2016 5:06 am por Claudionorcdr
» GUITAR RIG 4 - Não sai som no Output
Sáb Jun 11, 2016 5:58 pm por ISMAEL IZIDRO FAUSTINO
» Instrução de como responder ao tópico
Qui Fev 04, 2016 7:04 pm por marlioferraz
» percussão e sons brasileiros
Sáb Out 03, 2015 6:21 pm por abdi99
» DRUMTRACKER
Sex maio 29, 2015 5:55 pm por sidneymazzei
» Fones e Custo-Benefício
Ter maio 05, 2015 4:44 pm por Dr.Pacheco
» Opinião sobre mix e master (Ajuda)
Seg Mar 09, 2015 10:24 am por baducha
» Dica sobre o Celemony Melodyne
Ter Jan 27, 2015 5:00 pm por gilmariofgl
» VST baixo
Qui Out 16, 2014 11:58 am por tim.wap14
» Nord Electro 3 + Controlador Midi
Sex Jul 25, 2014 9:44 pm por Paulo Reis
» Mixagem e Masterização
Qua maio 21, 2014 1:29 pm por henriqueguittar
» reverb na voz
Qui Abr 17, 2014 8:20 am por flaviofm
» remoção de vocal
Sáb Abr 12, 2014 4:52 pm por tim.wap14
» [AJUDA] com Cubase e Groove Agent one
Seg Mar 24, 2014 3:17 pm por fabiohuntter
» Usar timbres do Fruity Loops no meu instrumento
Dom Mar 16, 2014 3:51 pm por Uuk
» Como deixar a voz mais limpa???
Qua Fev 26, 2014 9:52 pm por olavo
» Aprendendo a produzir
Ter Jan 21, 2014 12:03 pm por viniciusErnst
» Uso de Compressores
Seg Out 07, 2013 9:30 am por arthuremanuel
» como fazer midis com software polifonicos
Ter Set 24, 2013 1:58 pm por kdumal