Áudio Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

10 plugins essenciais

Ir para baixo

você gostou dessa matéria?

10 plugins essenciais Vote_lcap45%10 plugins essenciais Vote_rcap 45% 
[ 34 ]
10 plugins essenciais Vote_lcap1%10 plugins essenciais Vote_rcap 1% 
[ 1 ]
10 plugins essenciais Vote_lcap36%10 plugins essenciais Vote_rcap 36% 
[ 27 ]
10 plugins essenciais Vote_lcap0%10 plugins essenciais Vote_rcap 0% 
[ 0 ]
10 plugins essenciais Vote_lcap13%10 plugins essenciais Vote_rcap 13% 
[ 10 ]
10 plugins essenciais Vote_lcap4%10 plugins essenciais Vote_rcap 4% 
[ 3 ]
 
Total de votos : 75
Voltar
 
 
10082008

Mensagem 

10 plugins essenciais Empty 10 plugins essenciais




Vamos estrear a seção de matérias do Fórum Áudio Brasil com o assunto que vocês escolheram "10 plugins essenciais"

É bom lembrar que isso não são os 10 mandamentos, mas apenas um guia, uma sugestão pra quem está perdido nesse mar de plugins que existe pela net afora.

Lembre-se de que não existe certo e errado no mundo das artes - e música e suas adjacências fazem parte desse mundo.

Escolhemos plugins usados em diversos tipos de músicas e que tem aplicações variadas. Então não vamos falar qual é o melhor vst de baixo pra fazer drum n bass, por exemplo. Os plugins que indicamos aqui podem ser usados em qualquer estilo musical.

1. Equalisador Paramétrico

Acho que é possível afirmar que na criação de uma música, todo som passa, em algum momento, por um equalizador paramétrico. Existem exceções mas é a ferramenta mais comum, sendo muito usada na mixagem e masterização.

Um equalisador paramétrico permite fazer ajustes extremamente precisos, afetando apenas uma pequena porção do espectro de frequência. Por isso você pode fazer coisas muito úteis, como corrigir apenas uma determinada nota de uma linha de baixo, por exemplo.

Os indicados são:



Waves Q-series

Waves Renaissance EQ


Elemental Audio Equium


Elemental Audio Firium


Sonalksis SV517Mk2 EQ



2. Compressores


Compressores começaram a ser usados no cinema, para balancear o volume das vozes nos diálogos. Era complicado achar uma regulagem de volume que conseguisse reproduzir com clareza os sussuros sem deixar os gritos extremamente altos, por exemplo.

Essa é a aplicação mais comum de um compressor: reduzir a "dinâmica" do som - ou seja, a diferença entre as partes mais baixas e mais altas. Assim os sons muito baixos ficam mais altos e os muito altos ficam mais baixos.

Porém, existem outras formas mais complexas de usar compressores. Essas ferramentas desempenham um papel quase central na música de hoje, deixaram de ser um acessório e em alguns casos a compressão funciona como elemento rítmico, criando uma sensação de movimento na música - que em alguns estilos já chega a ser marca registarda - como na música eletrônica, por exemplo.

Os indicados são:

Fabfilter Pro-C


Waves C1
Waves Renaissance Compressor


Sonalksis SV-315MK2 Comp


Magix Am-Track



3. Bateria eletrônica

Não há nada como uma bateria bem tocada, mas pra quem está começando com um estúdio caseiro, gravar uma bateria não é a tarefa mais fácil de todas. Você precisa de alguns microfones, que por sua vez precisam de uma mesa de som com phantom power e aí já complicou pra muita gente. Por isso, ter um bom programa de bateria eletrônica é uma senhora mão na roda. Sem contar que muitos bandas/produtores de hoje usam só bateria eletrônica e o resultado é, muitas vezes, melhor do que o de uma batera gravada. Mas tudo depende e cada caso é um caso.

Apesar do termo "bateria eletrônica" isso não siginifica que ela seja uma ferramenta exclusiva da música eletrônica. Nada impede que você faça um baião ou um sertanejo usando um plugin de bateria eletrônica. Como 98,4342% das músicas tem bateria , esse tipo de plugin não poderia
ficar de fora da nossa lista.

Os indicados são:


Native Instruments Battery


XLN Audio Addictive Drums


FXpansion Guru


Izotope iDrum


Audiorealism Drum machine



4. Sintetizador

Taí um instrumento que está cada vez mais presente nos mais diversos estilos musicais. Ao contrário do que alguns podem pensar, o sintetizador nunca foi exclusivo da música eletrônica. Afinal, Jump do Van Halen tem um baita synth e é rock, não é mesmo? Eu não ligo pro que seja - é música boa e é isso que importa!

E assim sendo, o Synth ganha cada vez mais espaço. Já passou pela mão de jazzistas como Herbie Hancock, progressiveiros como o Rick Wakeman, grooveiros com a turma do Mini Moog e por aí vai. Hoje em dia o ouvimos synths em quase todos os estilos, e não só na música eletrônica - onde ele é muitas vezes o instrumento principal.

A verdade é que toda essa revolução tecnológica se confunde com a evolução da música eletrônica. Hoje em dia nós podemos usar synths que baixamos da internet e ter acesso aos mesmos programas que os grandes estúdio usam. Antigamente, só quem tivesse muito dinheiro. E esse antigamente não é há 50 anos atrás não! Estamos falando de coisa de 10 ou 15 anos. Na década de 90, pouca gente podia ter um home studio. Os computadores eram toscos e gravar música em casa, um fiasco. Todo esse poder que nós temos em mãos agora é muito recente.

Muita mistura vai acontecer e novos estilos vão surgir. Nâo se prendam ao que já aconteceu. Música é arte e arte é uma coisa viva que está sempre mudando. O importante é se libertar de pré conceitos e aproveitar todas essas ferramentas fantásticas que hoje nós temos à nossa disposição e criar música, seja lá como ela for!

Os indicados são:


Arturia MiniMoog V


RgcAudio Z3ta+


Cakewalk Rapture


Native Instruments FM8


ReFX Vanguard


Zebra2



5. Sampler

Quem não se diverte quando ouve um diálogo de filme em uma música? Quem não gosta de um barulhinho, um efeito especial, uma explosão, um rainho laser, anh? De Skank a Pink Floyd, passando por Beatles e Racionais Mcs, Skazi e Paralamas do Sucesso, do funk carioca ao fusion - podemos encontrar sons sampleados em músicas de todos os estilos.

As possibilidade são infinitas. Qualquer som pode se transformar num instrumento ou contribuir como um importante elemento musical. Samplear é preciso, navegar é viver. Ou seja, Camões era cego?

Os indicados são:


Native Instruments Kontakt[/url]

IK Multimedia Sampletank


Steinberg Halion


6. Reverb

Reverb talvez seja um dos efeitos mais populares do mundo e dos estúdios também. Muitas vezes nós nem notamos o danado mas ele está lá, fazendo sua função, tirando aquela secura do som, deixando tudo mais molhadinho, como um bom panetone suculento, manja? Pois é. O reverb é um tempero versátil - sabendo como dosar pode-se usar em quase tudo com resultados realmente bacanas.

Os indicados são:


Sony Oxford Reverb Native


QuikQuak Rayspace


Christian Knufinke's SIR 2.1


Waves Rverb



7. Delay

Alô! Tem alguém aí? alguém aí? aí? í? Sim! É o Delay! Esse efeito maneiríssimo que pode transformar uma simples frase numa viagem surreal e psicotrópica é um clássico e não poderia faltar na nossa lista. Efeito de inúmeras aplicações, de um simples "eco" até fritações alienígenas, o delay pode ser usado sutil ou explicitamente. É o tipo de efeito que se não se chamasse delay poderia facilmente se chamar Neston - manja? 1000 maneiras de se preparar, invente uma!

Os indicados são:


FabFilter Timeless


Lexicon PSP42


Kjaerhus Classic Delay


Waves Super Tap


Audiosyn BBD Echo-80



8. Filtros

Solares? de café? Não, esses são filtros de frequências! E como o nome sugere muito bem, eles filtram, limam, cortam fora, certas partes do som. Pode parecer bobo, mas adicione 2 xícaras de
automação e uma pitada de criatividade e você terá efeitos super invocados, cerrto, mano?

É uma ferramenta simples de usar e é bom se acostumar com ela porque é um dos pilares para a programação de sintetizadores - o que é muito bom saber, afinal depender exclusivamente de presets é um saco.

Os indicados são:


Fabfilter Simplon


Sonalksis TBK


Antares Filter



9. Simuladores de amplificador

Quando a gente fala aqui de revolução tecnológica o papo é sério. Uma das coisas mais legais que hoje nós temos "de mão beijada" são os simuladores de amp. Rapaz, isso salva muitas vidas de músicos inocentes!

Grave uma guitarra/baixo plugando direto na mesa ou até na entrada de microfone do seu computador - sem amplificador - e depois passe o sinal por um desses plugins. Você verá o milagre acontecendo.

É lógico que se você pode gravar num Mesa Boogie, Hartke, Ampeg, Marshall da vida, você pode esnobar esse pessoal. Mas eu não faria isso se fosse você!

Os indicados são:


IK Multimedia Amplitube


IK Multimedia Ampeg SVX


Native Instruments Guitar Combos


Waves Guitar Tool Rack


Revalver MK II



10. Peak Limiter

Peak limiter é um plugin usado durante o processo de masterização que faz com que sua música fique "mais alta". É importante lembrar que a masterização é um processo que deve ser feito em estúdios capacitados, por pessoas experientes. Porém, na nossa realidade 'estúdio caseiro brazuca', isso nem sempre é possível, aí então, temos que dar um jeitinho.

Então que fique claro: masterização não é só passar o som por um plugin de peak limiter! Mas se essa for sua única opção, manda ver que pelo menos já é um adianto! Mas não abuse!! Usar peak limiter em excesso pode distorcer e arruinar a dinâmica da sua música.

Os indicados são:


Waves L3


PSP Vintage Warmer


[IK Multimedia T-Racks


Izotope Ozone


Cakewalk Boost 11


Elemental Audio Finis


E assim termina nossa primeira matéria sobre os 10 plugins essenciais. Esperamos que a leitura tenha sido agradável e instrutiva.

Com um plugin de cada seção você já pode fazer um belo estrago. Caso sua música ainda não esteja boa, não culpe os plugins! Muito mais importante que ter os plugins certos é saber como e quando usá-los.

E isso sem falar em todas as outras variáveis que são necessárias para se criar boa música, arte de qualidade.

Esperamos que esse seja o primeiro de muitos artigos e que aos poucos possamos desvendar mais desse mundo mágico para vocês, seres musicais que agora habitam esse planeta bacana.
Uuk
Uuk
Admin

Número de Mensagens : 1433
uma verdade: : a que está la fora
uma música boa: : the look
uma música ruim: : créu
- : 10 plugins essenciais Transp10

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit

10 plugins essenciais :: Comentários

lamumba

Mensagem Qua Dez 09, 2009 10:34 pm por lamumba

Ótimo!

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos