Áudio Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gravar voz numa sala sem tratamento!!!

Ir para baixo

07122008

Mensagem 

Gravar voz numa sala sem tratamento!!! Empty Gravar voz numa sala sem tratamento!!!




Pessoal, meu home stúdio não tem tratamento nenhum então gravo os instrumentos em linha, mas estou com sérios problemas p/ GRAVAR VOZ, uso um SANSON CO3, mas como a sala não tem tratamento não fica legal, alguém tem alguma sugestão para melhorar a captação da voz sem necessariamente tratar a sala acusticamente??

Abraços,
Robin
Robinhood
Robinhood
nu

VIP : Gravar voz numa sala sem tratamento!!! Transp10
Libra Número de Mensagens : 149
uma verdade: :
uma música boa: : wish you we here
uma música ruim: : créu
.. : Vencedor da competição Jingle Mania - 1ª Edição
- : Gravar voz numa sala sem tratamento!!! Transp10

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit

Gravar voz numa sala sem tratamento!!! :: Comentários

backar

Mensagem Dom Dez 07, 2008 5:27 pm por backar

mas qual seria a duvida com relação à sala sem tratamento?
os possíveis ruídos de fora? ou as reflexões? gerada na sala?

uma boa opção pra gravar em casa coisa que eu já usei muito é gravar dentro do guarda roupa se não há possibilidade de gravar dentro grave de frente para as roupas penduradas isso vai ajudar um pouco com relação às reflexões.
com relação a ruídos externos tente gravar o mais próximo possível do microfone. com isso o som direto será mais alto do que os ruídos de fora. feche portas e janelas. sempre use um pop filter. e o que pode ajudar ainda mais a tirar ruídos é utilizar um filtro do tipo low cut na faixa de 150hz com um slope maior possivel.

Ir para o topo Ir para baixo

Robinhood

Mensagem Dom Dez 07, 2008 6:19 pm por Robinhood

Valeu pela dica. Mas o problema é que a voz fica sem brilho, opaca sei lá... é mais ou menos isso.
Apesar da minha interface (firepod) ter uns pré legais pensei em utilizar outro o que vc acha?

abraços
Robin

Ir para o topo Ir para baixo

backar

Mensagem Dom Dez 07, 2008 6:49 pm por backar

com certeza isso conta muito. os prés assim como cabos influenciam no timbre. talvez com um pré valvulado você consiga esse brilho..
de um checada no gráfico de resposta do seu mic.


Gravar voz numa sala sem tratamento!!! Samson_2

se vc analisar bem veja que à 0° em 10k ele tem um decaimento de 5dB nas altas aonde está situado o brilho tente usar ele à 180° veja que assim ele tem um pico resonante bem grande nas altas.. issopode ajudar a dar o brilho que vc quer.. aconselho usar um compresor depois para que não fique exagerado. e para equilibrar as frequencias pq é possivel ver que assim a resposta dele é menos flat do que a 0° na figura de hiper-cardioide. tente fazer alguns testes ultilizando um analizador de spectro. pq no caso a sala sem tratamento não deixaria o som com menos brilho e sim com mais pelo fator reflexão.
teste posições distancias veja. pode estar havendo um cancelamento de fase se há alguma superficie refletora. é dificil descobrir o que pode estar acontecendo sem ver ou escutar mas.. teste essas dicas
qualquer duvida é só perguntar. e se conesguir bons resultados poste aqui para conhecimento geral o que foi feito!
abrazzzzzz

Ir para o topo Ir para baixo

Robinhood

Mensagem Seg Dez 08, 2008 8:39 pm por Robinhood

Ok! Valeu.

abrazzzzzzzz

Ir para o topo Ir para baixo

avatar

Mensagem Sex Mar 06, 2009 12:13 pm por alceuac

Tipow eu gravo as musicas da minha banda menos a bateria aqui em casa, e baixo e testo bastante plugin daqui...
gravar voz numa sala sem tratamento... minha humilde dica e:
-silêncio
-colchão de casal de pé em forma de U na frente do cara, sem encostar na parede, pré Amp (a maioria das placas de som ja tem)
plugins:
-Antares micmodeler; ou algum modelador de microfone que voce prefira
-Plugin de compressor (de preferência multibanda ou um que voce consiga mecher)
***Cuidado com o compressor.. voce pode estragar tudo se abusar dele****
-Eu gosto de usar maximizer na voz,
-Eu não jogo nenhuma equalização na voz, no máximo de vez em quando alguma pra correcão e tal.. prefiro flat (uso shure SM58 e PG48 (um no left e outro no right.. o SM na frente e PG mais atraz um pouco.. dai consigo tirar mais frequencias da voz... o PG capta mais o grave)
-Eu uso também algum eco na voz, mas faço isso depois de ter todos os instrumentos gravados, e uso, acreditem.. o Guitar Rig (uso o compressor tambem do Guitar Rig pra voz... tenho um rackzinho ja pronto com os dois)

Ir para o topo Ir para baixo

backar

Mensagem Sex Mar 06, 2009 10:26 pm por backar

Bom...
Primeiramente eu discordo de algumas coisas no post acima...
o microphone modeler nada mais é do que um equalizador. Fato. ele simula a resposta de frequencia dos microfones mais conhecido ( os listados lá) eu não gosto.. acho na verdade um tanto quanto inutil.
pq não adianta tentar puxar frequencias de onde não temm.. principalmente no caso se vc está usando dois microdones dinamicos para gravar.
acho interessante usar para gravação caseira pois isso elimina alguns ruidos que o condençador por ter uma faixa dinamica maior acaba por transparecer.
já gravei muita voz em quarto sem tratamente com um unico microfone condensador. acho que a solução do colchão é uma boa.. porem tambem é possivel usar o microfone proximo a parede (na distancia de metado do comprimento da onda) fazendo assim um cancelamento de fase para atenuar frequencias especificas.. no caso.. abaixo dos 150hz.
aonde ficam alguns ruidos indesejaveis..
girar os botões dos plugins é importante.. treinamento auditivo é muito importante só assim se aprende. porem é necessario ter uma boa referencia auditiva (monitor ou fone) se não vc pode estar se engarando. ver o que vc está ouvindo tambem é importante.. o uso de RTA's ou FFT (analizadores de spéctro) isso garante que aquilo que vc está ouvindo realmente é como deve ser.

Ir para o topo Ir para baixo

eacrsi

Mensagem Sáb Mar 07, 2009 5:47 pm por eacrsi

Concordo com o backar, e acho esse negocio de guitar ring na voz meio estranho. tem tantos comp legais pra colocar ex: sonalkssis, waves etc + e uma dica. Sempre q vou gravar no sonar uso o sound forge pra dar uma analizada. Porq ficar sem ver o q eu stou gravando e meio estranho pra mim.

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem  por Conteúdo patrocinado

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos