Áudio Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Equalizando Violão

Ir para baixo

03012009

Mensagem 

Equalizando Violão Empty Equalizando Violão




Amigos, peço ajuda de vocês, pois estou fazendo alguns testes, em caráter de aprendizado apenas.
Um amigo me mandou um render de uma pista de violão gravada, e eu queria umas dicas pra melhorar a sonoridade da gravação.
O principal desafio é que foi gravado em line, e o som não está soando profissional... Foi gravado numa delta 1010.

Já descobri que atenuar os médios é uma boa, pois ajuda a simular uma microfonação.

Quais dicas a mais vocês podem me dar?
rickmarques10
rickmarques10
calça mijão

Número de Mensagens : 24
uma verdade: : Deus
uma música boa: : black
uma música ruim: : funk
- : Equalizando Violão Transp10

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit

Equalizando Violão :: Comentários

chucknorris

Mensagem Sáb Jan 03, 2009 4:53 pm por chucknorris

Olá Rick

Como você citou, "simular a microfonação" é uma boa saída

Isso até me fez lembrar que não temos o Antares Mic Modeler aqui no fórum - que faz justamente isso!

vou providenciar um up

gravar violão em linha é um pouco cruel, já que você perde muitas nuances do som, principalmente nas frequências mais agudas

e é complicado recriar frequências que não estão lá

talvez duplicando a pista e equalizando cada uma de um jeito pode ajudar a criar um som híbrido muito mais rico

em uma das pistas você cuida dos agudos e na outra molda os médios/graves

se for necessário, crie outra pista e vá formando camadas até chegar num som mais aceitável

Ir para o topo Ir para baixo

rickmarques10

Mensagem Sáb Jan 03, 2009 5:18 pm por rickmarques10

Brother, eu tenho o antares pra upar, vc quer?

Essa sua explicação ainda ficou um tanto subjetiva, pode me dizer em frequências e dados, por favor?
Mas me esqueci de dizer que esse fórum é muito bom!! Descobri hoje pela manhã, e acho que deveria ser muito mais divulgado. Parabéns pelo fórum!

Ir para o topo Ir para baixo

chucknorris

Mensagem Sáb Jan 03, 2009 7:43 pm por chucknorris

Salve Rick

valeu pelas belas palavras!

bom, é difícil dizer em quais frequências você deve mexer sem ouvir a gravina

mas acredito que um reforço por volta dos 2-8khz deva fazer bem ao som

que como foi gravado em linha, deve ter ficado meio "apagadão"

sobrando graves, faltando aquele brilho - mas não sei, tô especulando!

talvez, um corte nos 250hz - para tirar aquele médio grave "lama"

mas realmente, sem ouvir, é complicado!

quanto ao mic modeler, agradeço mesmo sua oferta, mas pode deixar esse com a gente Very Happy mas não deixe de postar sua "lista de ofertas" na seção "ofertas" - ah lá, onde vc já postou sobre o Art Vista - https://audiobrasil.forumeiros.com/ofertas-offers-f8/

ou aqui ó:

https://audiobrasil.forumeiros.com/ofertas-offers-f8/quer-ser-uploader-poste-aqui-suas-ofertas-para-analise-t425.htm

grande abraço

Ir para o topo Ir para baixo

rickmarques10

Mensagem Sáb Jan 03, 2009 8:39 pm por rickmarques10

Esse é um pedaço da gravação.

export3.mp3

Ir para o topo Ir para baixo

chucknorris

Mensagem Sáb Jan 03, 2009 9:36 pm por chucknorris

opa, tá legal o som

melhor do que eu esperava!

não sei como será seu mix, quais outros elementos vão aparecer

mas acho que ela está bem 'usável', tranquilo

corte um poucos os graves, um filtro Hi-Pass por volta dos 100hz, limando tudo que tem abaixo disso pode ajudar a clarear seu mix - já que é um espaço de frequências que pertence aos instrumentos mais graves como baixo, bumbo da bateria etc - experimente para ver em qual faixa de frequencia o corte ficará melhor - é fundamental ouvir todos os instrumentos juntos para ver como eles estão se encaixando.

um truque legal para espalhar o som do violão pelo mix é duplicar a pista, deixar uma com o pan totalmente na direita e a outra totalmente na esquerda

aí então, atrase alguns milisegundos uma das pistas - dá um efeito bacana, parecido com um chorus, só que soa muito mais natural

Ir para o topo Ir para baixo

rickmarques10

Mensagem Sáb Jan 03, 2009 9:41 pm por rickmarques10

sim, o efeito de duplicar eu conheço e aplico bastante, prefiro sempre gravar duas vezes. Mas a questão é que eu acho que está horrível, não soa nem um pouco profissional o timbre, pois foi gravado em line, e eu queria fazer com que pelo menos pareça uma captação por condensador. Tem alguma sugestão?

Ir para o topo Ir para baixo

chucknorris

Mensagem Sáb Jan 03, 2009 10:19 pm por chucknorris

putz, não sei viu

acho que o jeito mas fácil é gravando de novo!

é inviável?

porque é sempre legal pegar aquele ataque da palheta, umas trastejadas e por que não, até a respiração de quem está tocando?

esse tipo de coisa, não há mic modeler que resolva

e se você quer o som de um condensador, uma linha realmente vai deixar a desejar

mas é aquela coisa também, dependendo do mix, pode dar pra 'esconder' no meio das outros sons

lógico que não é o ideal, mas se gravar de novo estiver fora de cogitação, acho que não tem outra saída!

bom, meus conhecimento são limitados também, se alguém puder dar uma luz diferente ao assunto, fique avonts. Very Happy

Ir para o topo Ir para baixo

rickmarques10

Mensagem Dom Jan 04, 2009 10:28 am por rickmarques10

Seria inviável gravar com condensador.

Eu ainda não mexi no mic modeler, pode me explicar como se usa, de um modo bem breve?

Abraço

Ir para o topo Ir para baixo

chucknorris

Mensagem Seg Jan 05, 2009 5:09 pm por chucknorris

não tem muito segredo

use o efeito insertado na pista onde está o violão

escolha o modelo de microfone que você quer emular

se não me engano vc tem ajustes como distância e posição do mic
mas é bem simples e intuitivo de usar

você precisa de um host que aceite plugins directX - já que não existe versão VST pra esse

Ir para o topo Ir para baixo

avatar

Mensagem Dom Out 24, 2010 11:21 am por carll

envie esta pista num monitor e,posicione um microfone a condensador numa distancia razoavel e grave em uma nova pista este som.em seguida faça uma mistura destas duas pistas e veja o resultado.talvez por ai tenhas o resultado desejado.

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem  por Conteúdo patrocinado

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos