Áudio Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Som parecido com Flanger na gravação

Ir para baixo

26022009

Mensagem 

Som parecido com Flanger na gravação Empty Som parecido com Flanger na gravação




Olá, pessoal. Blz

Hoje tentei gravar um som de guitarra aqui no meu PC.
Mas ficou muito estranho.
Primeiro liguei a guitarra com um adaptador P1 mono direto no PC na entrada de microfone frontal.
Ai já começa o problema, por que de stereo para mono ja fica uma *****. rsrsrs
Mas enfim, até ai blz.

O problema é que em qualquer programa que eu uso, a guitarra fica com um som de flanger estranho, depois de uns 2 segundos de gravação. Tanto no Nuendo, Sound Forge, Audacity.
E com a pedaleira ligada também acontece o mesmo. Só que quando estou tocando, o som sai normal.

E outra, não tem Flanger no efeito que eu usava, nem Chorus... e muito menos na guitarra limpa rsrsrs.
Tentei instalar o ASIO4ALL, mas não resolveu.

Vocês podem me ajudar?
Obrigado.
thibraga06
thibraga06
calça mijão

Capricórnio Número de Mensagens : 21
uma verdade: : O Pink Floyd é a melhor banda do mundo
uma música boa: : Marooned - Pink Floyd
uma música ruim: : Funk
- : Som parecido com Flanger na gravação Transp10

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit

Som parecido com Flanger na gravação :: Comentários

chucknorris

Mensagem Qui Fev 26, 2009 5:40 pm por chucknorris

Ai já começa o problema, por que de stereo para mono ja fica uma

como assim? a guitarra é mono, a entrada de microfone também..não entendi


O problema é que em qualquer programa que eu uso, a guitarra fica com um som de flanger estranho, depois de uns 2 segundos de gravação.

estranho mesmo... nos 2 primeiros segundos o som fica normal?

qual placa de som você está usando?

se você passar a guitarra pela pedaleira antes de ligá-la no computador pode usar a entrada de linha - essa sim é stereo e caso você use efeitos stereo na sua pedaleira e queira gravá-los deve usar essa entrada. porém, provavelmente você vai precisar de um cabo em "Y" - já que se a pedaleira for stereo vai ter 2 saídas p10 pra cada lado (esquerdo / direito) - ou você também pode sair pela saída de fones

bom, o ideal mesmo seria gravar a guitarra sem efeitos e aplicar depois - já que fica muito melhor, a qualidade dos plugins do computador é bem melhor que a das pedaleiras - mas existem exceções, lógico

Ir para o topo Ir para baixo

thibraga06

Mensagem Qui Fev 26, 2009 9:06 pm por thibraga06

olá chucknorris, td bem...

acho que nao fui mto claro... na vdd nao me referia a ser stereo e mono, errei Razz... na vdd, o que acontece com o som antes do flanger é uma queda de qualidade... como se fosse um mp3 de 128kbps 44KHz que converteu para 64kbps 22KHz, o som fica bem estranho, diferente do que eu ouvia no fone na hora de gravar...

e depois, o lance do flanger... sim, ele fica normal no começo, depois ele começa esse lance estranho... vou tentar usar a entrada de linha aqui para ver se pode melhorar...

a placa de som, é uma REALTEK ALC662 Onboard do chipset da nVIDIA nForce 6100-430

sobre a pedaleira, é uma Zoom 505... com ctz qqr VST é melhor que ela rsrsrsrsrs... e ela nao é stereo nao, tem uma saida só...

sobre usar VSTs, eu tentei usar o Guitar Rig, mas só de abrir o programa, ja começa uma chiadeira, uma microfonia sem fim... mas o lance do chiado eu tento resolver depois, primeiro quero resolver esse lance do "flanger" que nao existe rsrsrs

eu gravei a guita e upei no 4shared... caso queira ouvir como ficou... e tambem achei mto baixo o som... eu microfonei o ampli e parecia alto o som aqui no meu quarto... na entrada Line ficou mto baixo, e na MIC ficou menos baixo... tive que dar uma aumentada no som no Sound Forge...

http://www.4shared.com/file/89714540/da2755a3/Sound_3.html

HELP!!!!!
Razz

Ir para o topo Ir para baixo

chucknorris

Mensagem Qui Fev 26, 2009 11:56 pm por chucknorris

alá! is there anybody out there?

vamo lá!

você gravou como essa guita? explica as ligações

guitarra direto na entrada de mic ou passou pela pedaleira?

caso tenha passado, tem algum efeito ou isso foi o som limpo?

você falou de ouvir o som no fone na hora de gravar

onde estava ligado esse fone?

eu recomendo que você não use nenhum efeito dessa pedaleira
grave o som SECO e depois use algum plugin para adicionar efeitos

mesmo com o guitar rig, você não vai gravar ouvindo a guitarra com efeitos - VEJA BEM - grave seco e DEPOIS passe pelo guitar rig - use-o como insert na pista em que você gravou - não é pra usar a versão Standalone - entendido?

Qual programa você está usando para gravar? Abra o Guitar Rig como um VST.

com placa onboard é difícil mesmo conseguir uma latência (atraso) aceitável pra tocar em tempo real - com o som já processado, tipo na pedadeleira, manja?

a entrada line vai ficar bom se você usar a saída de fones da pedaleira

se for ligar a guitarra direto no PC, use a entrada de microfone

o melhor seria se você tivesse uma mesinha de som para dar um ganho no sinal da guita

microfonar, putz, também não recomendo - as chances de aumentar o chiado são maiores - vc tem microfones bons aí? tem mesa de som? porque se não tiver, é melhor gravar direto em linha ou mic e depois passar o som por um simulador de amplificador e jogar alguns efeitos.

por que a gravação ficou baixa? você não consegue ajustar o nível do sinal que está entrando? é sempre bom gravar o mais alto possível pois sempre que você 'aumenta o volume' depois que som já foi gravado, o chiado vai aumentar também.

bom, explica mais
falou!

Ir para o topo Ir para baixo

thibraga06

Mensagem Sex Fev 27, 2009 11:55 am por thibraga06

e ai, chucknorris, blz
antes de tudo, Pink Floyd é foda Smile

sobre o efeito, usei Chorus + Reverb de leve
as ligacoes foram
GUITARRA ----> PEDALEIRA ---> AMPLI ---> MICROFONE ----> entrada de MIC traseira
para ouvir, liguei o fone na saída de audio frontal

para gravar, o programa que mais uso é o Nuendo 3.2, mas tenho usado outros recentemente, até para este teste, como o Sound Forge, o Audacity...

sobre microfones e mesa... nao possuo uma mesa e o mic que tenho aqui é bem meia boca rsrsrsrs... mas da pro gasto rs

sobre o lance do VST, vou fazer como falou... vou ligar a guita limpa na entrada de MIC e gravar no Nuendo, mas o que nao entendi é o lance do insert... como vou inserir por exemplo um Amplitube e um Guitar Rig na guita que gravei? fiquei boiando aki rs Sad

ahh vou tentar atualizar os drivers de audio tbm, talvez seja alguma coisa
valew pela ajuda até agora viu
abraços

Ir para o topo Ir para baixo

chucknorris

Mensagem Sex Fev 27, 2009 5:14 pm por chucknorris

sim! Pink Floyd é foda mesmo!

sobre o efeito, usei Chorus + Reverb de leve
as ligacoes foram
GUITARRA ----> PEDALEIRA ---> AMPLI ---> MICROFONE ----> entrada de MIC traseira
para ouvir, liguei o fone na saída de audio frontal

mm essa ligação está um tanto quanto bizarra rsssss Smile

essa saída frontal que você falou que ligou o fone, é do computador, do ampli ou da pedaleira?

Veja bem, a vantagem de se microfonar uma guitarra é conseguir um pouco mais de personalidade no som. Ao passar pelo amplificador, o som que sai da guitarra ganha aquele "jeitão" de som de guitarra. Dependendo do posicionamento do microfone podemos conseguir um pouco de ambiência ou diferentes "ângulos" - que como numa foto - dão diferença no resultado final.

Agora, se o amp e o mic não são lá tão bons, nem vale a pena microfonar! É só mais chiado pra atrapalhar! Não tô querendo desmerecer seu equipamento hehehe! Aí cabe à você decidir - você acha que vale a pena gravar o timbre do seu ampli? ele acrescenta algo ao som ou é possível conseguir resultados iguais ou até melhores com um simulador de amplificador?

Aproveitando que o Pink Floyd está no assunto: vários solos do David Gilmour foram gravados diretamente na mesa - isto é - sem passar pelo amplificador - guita direto na mesa e da mesa pro gravador / pc.

Lógico que depois o som foi tratado, ninguém acha bonito o timbre de uma guita gravada em linha. Porém todos concordam que processar o sinal depois de gravado é muito mais prático - já que você pode alterá-lo como bem quiser sem destruir a gravação original - o que é inviável de se fazer com um som já 'molhado' - por exemplo, você não pode diminuir um pouco o reverb de um som que foi gravado já com o efeito ou tirar a distorção, etc.

No seu caso, experimente fazer o seguinte:

- ligue a guita direto no ampli
- ligue da saída LINE OUT do ampli na entrada LINE IN do PC

e grave o som SECO - sem nada de efeitos

mas o que nao entendi é o lance do insert... como vou inserir por exemplo um Amplitube e um Guitar Rig na guita que gravei? fiquei boiando aki

ué, mas você ainda não usou nenhum VST no Nuendo?!

todo VST que você abre no Nuendo/Cubase etc atua como um INSERT de cada pista. Ou seja, é um efeito que foi inserido/insertado ali e vai afetar o som que estiver em tal pista.

Leia a Matéria sobre o Cubase disponível aqui no fórum ou leia o manual do Nuendo.

Eu não percebi esse efeito de flanger que você falou, mas sugiro gravar a guita LIMPA e ver como fica o som.

Se tudo estiver OK - e lembre-se, não vai ser o som "já pronto", "bonitão" - você vai precisar tratá-lo - passe por um simulador de amp e depois adicione reverb e os efeitos que você quiser - do mesmo jeito que você faria na pedaleira - só que use o Amplitude / Guitar Rig - como INSERT.

Ir para o topo Ir para baixo

thibraga06

Mensagem Sex Fev 27, 2009 9:43 pm por thibraga06

e ai cara... entao, eu liguei o fone no PC
sobre desmerecer rsrsrsrsrs... fica sussa, nao ta desmerecendo nao
mas é bem tosco meu equipamento aki rsrsrs

entao, eu fiz o que vc falou... liguei o ampli do line out para o line in do PC e a guita sem pedal... o som sai normalmente no ampli? pq eu toquei e nao saiu... to meio com medo de aumentar o volume demais e queimar a placa aki rsrsrs... talvez sejam os cabos...

e o lance do VST, acho que compreendi... rsrs
vou dar uma olhada na matéria...

por hora mto obrigado cara...
vc e esse fórum tem me ajudado demais
depois que eu gravar algo novamente eu aviso
abraços

Ir para o topo Ir para baixo

chucknorris

Mensagem Sex Fev 27, 2009 10:15 pm por chucknorris

e ai cara... entao, eu liguei o fone no PC

ok, e o sinal que você ouvia era em tempo real - tipo você tocava a guita e já ouvia no fone ou era só pra ouvir o que foi gravado?


mas é bem tosco meu equipamento aki rsrsrs
sussa, ninguém tem os melhores equipos! o loco é justamente tirar o leite da pedra! Wink


entao, eu fiz o que vc falou... liguei o ampli do line out para o line in do PC e a guita sem pedal... o som sai normalmente no ampli? pq eu toquei e nao saiu...

tem certeza que você ligou no line out? é pra sair normalmente o som pelo ampli também - veja se você não ligou em algo do tipo "speaker out" ou em uma saída de fones, sei lá.

mas e o som, passa do amp pro computador, mesmo não saindo no falante?


to meio com medo de aumentar o volume demais e queimar a placa aki rsrsrs...

fica tranquilo, queimar a placa não queima não!
o risco com som muito alto é queimar os falantes, por isso mantenha os volumes baixos que tá tudo bem e ligue na entrada de linha > LINE IN - que é própria para receber sinais mais potentes.

talvez sejam os cabos...

acho que não...use o Nuendo para monitorar o sinal de entrada - talvez você já esteja fazendo isso - senão, fuce aí até conseguir ouvir o som que está entrando pela entrada LINE IN em tempo real -> aqueles meters da pista devem responder ao som - ajuste o volume de entrada de acordo com eles. (deve ter um tópico sobre isso, dê uma procurada, mas é tranquilo, fuçando você acha)

precisando tamos ae
abrassss

Ir para o topo Ir para baixo

thibraga06

Mensagem Sáb Fev 28, 2009 12:01 am por thibraga06

com ctz... to quase espremendo pedra pra fazer suco aki com esses equips rsrsrsrsrs

entao, o som nao ouvia em tempo real nao... acho que na hora fui escrevendo rapido e nao deixei tao claro

mas entao, desinstalei os programas, desinstalei um monte de drivers aki e atualizei todos, e dei akela limpa no sistema para ver se ajudava... os programas e o sistema estão mais rápidos... vou instalar o Nuendo aki denovo e tentar gravar

ahhh... no amp está escrito PRE OUT... é a mesma coisa? é a unica saida que tem atras, e na frente tem duas entradas pro cabo de guita.... HIGH e LOW...

bem, qqr coisa posto mais alguma coisa aki
abraços

Ir para o topo Ir para baixo

chucknorris

Mensagem Sáb Fev 28, 2009 1:21 am por chucknorris

entao, o som nao ouvia em tempo real nao...

ah tá, só pra conferir então que o som que você ouvia no fone não era o sinal da entrada

ahhh... no amp está escrito PRE OUT... é a mesma coisa?

não é! por isso que está mutando o falante! Sad
mas é normal acontecer isso - que assim você está usando seu ampli como um cabeçote para ligar em outro falante.

só que aí verifique os niveis do sinal, não clipando tá bom Very Happy

o chato é não poder ouvir a guita enquanto toca - tente monitorar em tempo real que aí rola - deve ter um atraso mas talvez não seja tão crítico, tem que ir testando as latencias da sua placa de som

Ir para o topo Ir para baixo

thibraga06

Mensagem Sáb Fev 28, 2009 3:27 am por thibraga06

cara, tem horas que a gente faz umas coisas e depois pensa
"nossa, como sou trouxa, era só isso rsrsrsrsrs"

o som ta saindo no ampli sim cara... é que como tava baixo entende rsrsrsrs
eu fui aumentando bem de leve, ai apareceu o som aki Razz
e saindo no meu fone de ouvido ao mesmo tempo sem atraso
gravei no Sound Forge aki a guita

agora ficou perfect... é só jogar no Nuendo
colocar no Amplitube e Guitar Rig e já era
lotar meu HD de sonzera agora rsrss
o negócio é fuçar nesses VST e VSTi

gravei denovo a guita, limpona
se quiser ouvir, ta bem melhor que o primeiro mas nao é a mesma música
http://www.4shared.com/file/89939408/3f2986f/Wots.html

abraços e obrigado pela ajuda cara
té+

Ir para o topo Ir para baixo

chucknorris

Mensagem Sáb Fev 28, 2009 3:58 pm por chucknorris

beeeem melhor!!

esse é o som SECO? muito bom mesmo!

o timbre está muito mais definido - essas pedaleiras matam a personalidade da guitarra

pavorou! Very Happy

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem  por Conteúdo patrocinado

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos